Origem dos Coronavírus

Origem dos Coronavírus

Estima-se que o coronavírus tenha surgido há milhões de anos na natureza.

O SARS-CoV-2 foi resultado de recombinação de outros coronavírus, que afetam frequentemente morcegos, que podem carregar até 100 vírus com capacidade de infectar humanos. O SARS-CoV-2 esteve escondido na natureza por décadas.

Entre os quatro vírus que causam o resfriado comum, dois vieram de roedores e os outros dois de morcegos. Três deles, causadores de doenças graves, o  SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2  vieram de morcegos.

Há geralmente um animal intermediário entre o morcego e o homem e acredita-se que no caso do SARS-CoV tenha sido o gato almiscarado vendido em mercados de animais vivos na China. O intermediário do SARS-CoV-2 ainda não é conhecido.

Na maioria dos casos, os vírus não prejudicam os morcegos, cujo sistema imunológico é capaz de hospedá-los sem a ocorrência de sintomas ou morte.

O coronavírus possui um genoma grande em relação a outros vírus de RNA e é um dos poucos que tem um mecanismo de reparo que impede o acúmulo de mutações que poderia enfraquecê-lo. Por essa razão, é resistente a antivirais comuns como a ribavirina.

A recombinação dos coronavírus

As mutações podem ser vantajosas para outros vírus como os da gripe, que sofrem mutações três vezes mais frequentemente que os coronavírus, um ritmo que permite que eles evoluam rapidamente, driblando a resposta imune e necessitando de atualização constante na composição das vacinas.

Mas os coronavírus têm um truque especial que lhes dão um dinamismo mortal: eles frequentemente fazem trocas de grande parte de seu RNA com outros vírus, processo chamado de recombinação, formando novas proteínas que podem trazer vantagem no seu potencial de infectividade e transmissão.

Teste RT-PCR para Covid-19 com condições especiais: saiba como realizar

A pandemia ainda não acabou, já que muitas pessoas ainda são infectadas pelo coronavírus todos os dias. Por isso, faça testes para comprovar ou descartar a presença do vírus.  Isso é importante para a sua saúde e das pessoas ao seu redor!

Realize o seu teste RT-PCR para Covid-19 e/ou Painel Respiratório na Genoa/LPCM com condições especiais, basta acessar https://bit.ly/37kMpjb.

Para mais informações ou agendamento, entre em contato conosco pelo (11) 3135-6880/6920/6921 ou (11) 9 6318-8021.

Fonte: Andersen KG et al The proximal origin of SARS-CoV-2 Nature Medicine volume 26, pages 450 – 452 (2020)



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h