O impacto da menopausa na carreira

O impacto da menopausa na carreira da mulher

O impacto da menopausa na carreira

Pesquisadores revelam que os sintomas da menopausa atrapalham um número significativo de carreiras das mulheres.

A menopausa faz parte do envelhecimento, afeta as mulheres entre os 45-55 anos, mas excepcionalmente pode ocorrer mais cedo, de forma natural ou como resultado de cirurgia ou doenças.

Ela é resultado da queda dos níveis de hormônios, incluindo estrogênio, progesterona e testosterona, causando sintomas que podem durar uma década ou mais.

Sintomas da menopausa

Essa fase feminina apresenta muito sintomas que podem, inclusive, afetar o psicológico das mulheres.

Os sintomas da menopausa, como as ondas de calor (conhecido como fogacho), alterações menstruais, aumento na porosidade dos ossos,  insônia, baixa autoestima, baixa da libido, cabelos finos, coceiras, depressão e irritabilidade, diminuição dos seios, dores de cabeça, ganho de peso, metabolismo lento, pele seca, sudorese, fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade, diminuição da memória entre outros, podem ter um grande impacto nas vidas das mulheres que na sua maioria sofre em silêncio.

75% delas apresentam sintomas sendo que uma em cada quatro apresenta sintomas graves.

Resultados das pesquisas sobre o impacto da menopausa na carreira

Os pesquisadores agora estão descobrindo que os sintomas da menopausa atrapalham um número significativo de carreiras das mulheres.

No Japão, no ano passado, um estudo concentrado na menopausa e trabalho, com milhares de pessoas, revelou que a menopausa afetou 20% das mulheres que desistiram, recusaram promoções, reduziram suas horas de trabalho ou foram rebaixadas como resultado de uma gama de sintomas físicos ou psicológicos.

A menopausa geralmente ocorre em um momento em que as mulheres exercem cargos mais altos e mais exigentes. Essa coincidência faz com que algumas delas reconsiderem suas ambições na carreira.

Logo, os gestores devem entender o impacto que a menopausa pode ter no trabalho e quais ajustes podem ser necessários para seu enfrentamento.

Alguns que podem ter sua própria experiência de menopausa devem estar cientes que nem todo mundo experimenta esse processo do mesmo jeito.

Medidas cabíveis para amenizar os sintomas da menopausa

Entre os ajustes que podem ser aplicados para amenizar os sintomas da menopausa devem ser considerados ventilação, controle de temperatura e umidade, tipo de uniforme, acesso a água potável etc.

O mais importante é estar ciente do impacto da menopausa na carreira e do problema que ele traz, compreender as necessidades deste grupo de mulheres e adaptar o ambiente e as condições de trabalho, para que essa parcela da população possa continuar contribuindo com a sociedade em uma fase da vida quando já se adquiriu tanto conhecimento e sabedoria.

O Espaço da Mulher

Diagnosticar o período de menopausa é algo simples para o ginecologista. Porém, como as mudanças hormonais trazem alterações e riscos de doenças para a mulher, é muito importante que alguns procedimentos sejam feitos periodicamente. Exames de imagens, por exemplo, são essenciais e devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano.

Unidade Angélica da Genoa/LPCM possui o Espaço da Mulher, uma ala exclusiva para o público feminino que oferece conforto, privacidade, tecnologia e atendimento humanizado.

Lá, você pode realizar exames recomendados para o período da menopausa e pós-menopausa como:

    1. Exames de sangue para dosagens hormonais, como estrogênio, progesterona e testosterona.
    2. Mamografia digital: principal exame para diagnóstico de câncer de mama e de qualquer alteração mamária suspeita.
    3. Densitometria óssea: é possível quantificar o percentual de perda de massa óssea.
    4. Ultrassonografia pélvica: permite analisar toda a região, investigando alterações no útero, colo de útero e ovários para investigar  cânceres, pólipos e miomas.

Faça o seu exame conosco! Para agendar: (11) 3135-6880 ou 9 6318-8021.