Infecção Coronavírus versus Clima

Infecção Coronavírus versus clima

Infecção Coronavírus versus Clima

Independentemente do clima, a prevenção é o melhor caminho para minimizar os riscos de contágio do coronavírus e de outras doenças respiratórias. 

Desde o início da pandemia, especula-se que as condições climáticas poderiam modular os padrões de transmissão do SARS-CoV-2.

O debate foi impulsionado por analogia com infecções virais respiratórias endêmicas sazonais, como a influenza e outros coronavírus humanos, que tendem a atingir seu pico nos meses de inverno mais secos e frios.

Não há concordância entre os cientistas a respeito dessas observações porque a relação entre a COVID-19 e condições climáticas depende de muitos fatores.

Os números da Covid-19 em países mais próximos do equador

A inspeção visual dos mapas mundiais mostra que a COVID-19 é menos prevalente em países mais próximos do equador, onde o calor e a umidade tendem a ser mais altos.

Cálculos sugerem que um país localizado até a 1.000 km do equador poderia ter um número de casos 33% menor.

No entanto, os estudos não implicam que a doença desaparecerá durante o verão ou não afetará países próximos ao equador. O que se espera é que esses países experimentem um declínio no número de novos casos de COVID-19 durante o verão e um ressurgimento durante o inverno.

Acredita-se que as condições meteorológicas em si não têm influência nos estágios iniciais de epidemias.

O que ocorre é que durante o inverno as pessoas interagem com maior frequência em ambientes fechados com pouca ventilação, aumentando o risco de transmissão.

De todo modo, não devemos ser complacentes em relação às aglomerações e não podemos abandonar os cuidados durante o verão, pois o comportamento da população é um fator fundamental para o controle da transmissão.

Mantenha o uso de máscaras, higienize as mãos e evite ambientes muito fechados, com pouca ventilação e cheios de gente, seja no inverno ou no verão. Proteja-se!

Teste RT-PCR para Covid-19 com condições especiais: saiba como realizar

A pandemia ainda não acabou, já que muitas pessoas ainda são infectadas pelo coronavírus todos os dias. Por isso, faça testes para comprovar ou descartar a presença do vírus.  Isso é importante para a sua saúde e das pessoas ao seu redor!

Realize o seu teste RT-PCR para Covid-19 e/ou Painel Respiratório na Genoa/LPCM com condições especiais, basta acessar https://bit.ly/37kMpjb.

Para mais informações ou agendamento, entre em contato conosco pelo (11) 3135-6880/6920/6921 ou (11) 9 6318-8021.