Doar Sangue É Doar Vida

Doar sangue é doar vida!

Doar Sangue É Doar Vida

A campanha Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue para manter os estoques abastecidos.

Junho é considerado o mês de maior escassez nos estoques de sangue por uma diminuição no número de doadores. Além de ser mais frio, o aumento da incidência de infecções respiratórias são os principais motivos para essa queda.

Por esse motivo, a campanha Junho Vermelho foi criada, em 2015, pelo movimento “Eu Dou Sangue” e o Ministério da Saúde, a fim de reforçar a importância da doação de sangue e atrair mais pessoas que ajudem a manter os estoques abastecidos.

Apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, número longe de atender a demanda, que aumentou ainda mais com a pandemia.

Importância de doar sangue

O sangue é fundamental para o nosso corpo e não existe nenhum substituto para ele. É muito utilizado em atendimentos de urgência e emergência, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas e oncológicas que, muitas vezes, precisam de transfusão. Logo, sua doação pode salvar vidas.

Por isso, doar sangue é doar vida!

E para homenagear estas pessoas solidárias que se propõem a doar sangue regularmente, o dia 14 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa também é uma das razões pelas quais a campanha acontece nesse mês.

Como doar?

Faça a sua parte! Doar sangue é seguro, indolor e rápido, pois não costuma durar mais do que 40 minutos. O volume coletado não ultrapassa 15% da quantidade total de sangue do doador e é reposto naturalmente pelo organismo até 24 horas depois da doação.

Para doar sangue, você precisa:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50kg;
  • Não estar de jejum, mas não ter ingerido alimentos gordurosos 3 horas antes da doação (se for doar após o almoço, esperar 2 horas);
  • Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar com documento de identificação com foto.

 

Seja um doador de sangue! Procure um hemocentro e faça sua parte! Doe!

Doar sangue é doar vida!