Dia Nacional do Homem

Uma data para incentivar o homem a cuidar da saúde

Dia Nacional do Homem

15 de julho: uma data para incentivar o homem a cuidar da saúde e realizar exames para se prevenir de doenças.

Desde 1992, em 15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem. A campanha busca estimular o público masculino a cuidar da saúde e prevenir doenças por meio de exames regulares.

Muitos homens só buscam ajuda médica quando apresentam algum sintoma e já estão com uma patologia instalada, o que reduz as chances de um prognóstico mais positivo. Logo, muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas precocemente.

As principais causas de mortalidade entre adultos de 25 a 59 anos estão relacionadas aos maus hábitos e falta de exames preventivos.

Quando começar o check-up masculino?

Os primeiros exames podem ser feitos ainda na puberdade, o que ajuda a prevenir o surgimento ou agravamento de problemas graves como câncer, diabetes e hipertensão.

Fumantes, alcoólatras, obesos, sedentários, com histórico familiar ou outros fatores de risco associados devem começar a rotina preventiva o quanto antes. Se os resultados forem normais, os exames podem ser refeitos a cada dois anos. Mas, se estiverem alterados, precisam ser repetidos a cada seis meses ou no período especificado pelo médico.

A partir dos 50 anos de idade, é indicado fazer um check-up completo. Com o envelhecimento, os exames se tornam ainda mais importantes, pois há uma tendência ao aumento do colesterol, da glicemia e triglicérides, bem como da incidência de doenças crônicas.

Exames mais importantes

O check-up masculino envolve uma série de exames que podem identificar várias doenças. Os principais exames são:

  • Sangue: importantes para prevenção de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer de próstata, dentre outras. Destaque para hemograma completo, proteína C reativa, grupo sanguíneo, fator, Rh, hemoglobina glicada, glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, transaminases, gama-GT, VDRL, colesterol total, HDL LDL, VLDL, TSH, triglicerídeos, PSA (específico para homens com mais de 40 anos).
  • Urina: verificam a dosagem de proteínas, hemácias, leucócitos, glicose e ainda investigam infecções urinárias.
  • Teste RT-PCR para Covid-19/Painel Respiratório: em caso de suspeita de Covid-19 ou influenza e outras viroses.
  • Fezes: protoparasitológico e pesquisa de sangue oculto diagnosticam problemas no sistema digestivo, infecções, intolerâncias e alergias alimentares, bem como suspeita de tumores no cólon e reto.
  • Aferição de pressão arterial: diagnostica hipertensão e ainda previne doenças cardiovasculares.
  • IMC: o cálculo do índice de massa corporal é importante na prevenção de obesidade e doenças associadas.
  • Exames para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): verificam a existência de doenças como sífilis, HPV, HIV, Hepatite B, dentre outras.
  • Toque retal: previne e diagnostica o câncer de próstata. Geralmente é indicado para homens com mais de 50 anos, é rápido e seguro.

 

Consulte o seu médico regularmente e faça seus exames de análises clínicas no laboratório Genoa/LPCM! Entre em contato e agende um horário: (11) 3135-6880 ou 9 6318-8021.

Você, homem, não se esqueça, o Dia Nacional do Homem, em 15 de julho é uma data para incentivá-lo a cuidar da saúde e realizar exames para se prevenir de doenças. Também não deixe de se vacinar. Cuide-se!