Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer

Celebrado em 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer promove campanhas de conscientização acerca da doença, que é tratável e pode ser curável, se detectada no início.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que é um dos principais problemas de saúde do planeta.

A entidade promove diversas campanhas que visam a conscientização acerca da doença, que é tratável e pode ser curável, principalmente se detectada em seus estágios iniciais.

O que é câncer?

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância.

Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Carcinoma, sarcoma, metástase

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

A doença pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

Como surge o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.

Essas alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção, progressão e inibição do tumor.

O que causa o câncer?

Diversas causas estão associadas ao desenvolvimento de câncer, tanto externas quanto internas. Causas externas referem-se àquelas presentes no ambiente, tais como hábitos e estilo de vida. Já as causas internas estão relacionadas a hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Logo, o câncer não tem uma causa única.

A prevenção

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. A seguir, os objetivos dos dois tipos de prevenção:

  • O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
  • O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Confira algumas dicas que previnem o desenvolvimento da doença:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Não fumar;
  • Vacinar os adolescentes contra o HPV;
  • Vacinar-se contra a hepatite B;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos processados;
  • Evitar se expor ao sol entre 10h e 16h.
Previna-se no Dia Mundial do Câncer!

E conte com a Genoa/LPCM para cuidar da sua saúde. Dispomos de estrutura completa e equipamentos de última geração, com médicos especialistas e pesquisadores experientes. Além disso, temos vacinas contra HPV e Hepatite B e realizamos diversos testes moleculares oncológicos.

Entre em contato conosco: (11) 3135-6880 ou (11) 96318-8021. Agende agora!



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h