Dia do Infectologista

Dia do Infectologista

Nossa gratidão e admiração a esse profissional que atuou e atua incansavelmente para cuidar de todos nós na pandemia.

Em 11 de abril é comemorado o Dia do Infectologista. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia em 2005 e escolhida por ser aniversário de Emílio Ribas, médico conhecido como um dos pioneiros no campo das doenças infecciosas no Brasil.

O dia dedicado aos profissionais é uma homenagem pela atuação deles na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças infecciosas.

Papel dos infectologistas na pandemia

Há mais de dois anos, tivemos de rever nossos hábitos para cuidar da saúde, desde que a pandemia de COVID-19 se instalou no Brasil. Usar máscara, lavar as mãos, passar álcool em gel, distanciamento social, barreiras físicas, novas tecnologias: cada protocolo de segurança teve à frente pelo menos um infectologista.

Esses profissionais tiveram ‒ e ainda têm ‒ um papel fundamental no enfrentamento do coronavírus, com uma rotina intensa de orientação à população, treinamento de equipes e atendimento dos pacientes.

Para chegar ao protocolo que conhecemos hoje, eles estudaram o vírus, analisaram a complexa relação da doença, sua forma de mutação e transmissão. Graças às suas pesquisas, foi possível descobrir novas cepas, reforçar a prevenção e aprovar as vacinas, essenciais na imunização da população.

Campo de atuação dos infectologistas

Além do coronavírus, o trabalho dos infectologistas é importante para o combate de outras infecções virais, bacterianas, parasitárias ou fúngicas, como dengue, H1N1, febre amarela e HIV/AIDS.

O campo de atuação do infectologista é amplo. Eles trabalham com doenças infecciosas transmissíveis e não transmissíveis, doenças pandêmicas, endêmicas, epidêmicas ou esporádicas, com infecções tipicamente comunitárias ou com aquelas que estão associadas à assistência à saúde (as chamadas infecções hospitalares).

Com isso, o infectologista é um profissional que está envolvido desde a vigilância epidemiológica das doenças, tanto na população geral (com foco nas questões de saúde pública) como dentro dos hospitais, além de assistir diretamente os pacientes, atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Nossa gratidão a todos os profissionais!

Teste RT-PCR para Covid-19 com condições especiais: saiba como realizar

A pandemia ainda não acabou, já que muitas pessoas ainda são infectadas pelo coronavírus todos os dias. Por isso, fazer testes para comprovar ou descartar a presença do vírus ainda é importante para a sua saúde e das pessoas ao seu redor, pois a pandemia não acabou.

Realize o seu teste RT-PCR para Covid-19 e/ou Painel Respiratório na Genoa/LPCM (Avenida Angélica, 2318) com condições especiais, basta acessar https://bit.ly/37kMpjb.

Para mais informações ou agendamento, entre em contato conosco pelo (11) 3135-6880/6920/6921 ou (11) 9 6318-8021.