Como a Varíola dos Macacos se Espalha?

Erupção cutânea: um dos sintomas da Varíola dos Macacos

Como a Varíola dos Macacos se Espalha?

A Varíola dos Macacos ou Monkeypox é uma zoonose que se apresenta com febre seguida pelo aparecimento de erupções cutâneas.

Monkeypox não é uma doença nova. Foi encontrada pela primeira vez em um macaco, em 1958; por isso, o nome Varíola do Macaco ou Varíola Símia.

No entanto, somente em 1970, a primeira infecção foi descoberta em um ser humano: uma criança congolesa. Desde então, um número crescente de casos foi reconhecido, em particular, nos últimos 10 anos.

Os indivíduos contaminados desenvolvem sintomas semelhantes aos da gripe com linfonodos aumentados e vesículas na pele que possuem grande quantidade de partículas de DNA viral.

A transmissão

O vírus é transmitido principalmente através do contato pele-a-pele e dificilmente se espalha através de gotículas respiratórias.

Desde maio deste ano a varíola rapidamente se espalhou para mais de 90 países com mais de 32.000 notificações, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde emitisse um alerta de saúde pública de mais alto nível.

O curso clínico clássico da Varíola dos Macacos pode ser alterado por vários fatores, incluindo fonte e via de infecção, vacinação anterior contra varíola, idade, gravidez e imunossupressão. A disseminação da varíola entre homens que fazem sexo com homens mostrou o contato sexual como um novo modo de transmissão da doença.

As formas de contenção da disseminação ainda não estão totalmente esclarecidas. Questiona-se o isolamento durante toda a duração da doença que pode levar até um mês para se resolver.

Esse período de isolamento pode ser ainda mais prolongado pois, estudos mostram que o DNA do vírus pode ser detectado no sêmen até oito a dez semanas após a infecção.

Teste RT-PCR para Varíola dos Macacos (Monkeypox)

Você está com algum desses sintomas: lesões na pele, febre repentina, inchaço nos gânglios (“ínguas”) e/ou dores musculares?

Então, é aconselhável realizar o Teste de RT-PCR para Varíola dos Macacos (Monkeypox).

Clique aqui para mais informações sobre a doença.

Realize o Teste de RT-PCR para Monkeypox conosco! Realizamos coleta domiciliar.

Agende agora: (11) 3135-6880 0u (11) 96318-8021.



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h