As Estatinas

Fique atendo aos seus níveis de colesterol

As Estatinas

As estatinas são medicamentos que reduzem a síntese do colesterol endógeno, principalmente no fígado, onde inibe uma enzima específica.

O Colesterol tem como função a formação e manutenção de membranas ou substâncias importantes como os hormônios. Para tanto se une às proteínas formando as lipoproteínas que circulam na corrente sanguínea e assumem formas como o HDL, o colesterol do bem e o LDL, o colesterol do mal.

O HDL retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação sendo cardioprotetor quando em altos níveis. Já o LDL ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura.

O que são estatinas?

As estatinas são medicamentos que reduzem a síntese do colesterol endógeno, principalmente no fígado, onde inibe uma enzima específica.

A redução do LDL não é o único benefício associado às estatinas. Esses medicamentos estão associados a um menor risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais, ajudam na estabilização das placas nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzem o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Então a estatina é uma molécula que possui efeitos chamados pleiotrópicos benéficos, ou seja, possui uma gama de ações farmacológicas intrigantes que incluem efeitos anti-inflamatórios, antidiabéticos, melhora da doença de Alzheimer, melhora a disfunção endotelial, tem ação antioxidante, interferem nos eventos envolvidos na formação óssea e impedem o crescimento das células tumorais.

A prescrição de estatina de uso permanente depende dos níveis de colesterol e de outros fatores de risco para doenças cardíacas que o médico avaliará antes de prescrevê-la.

Os níveis recomendados de colesterol

Saber seus níveis de colesterol é um bom começo.

O colesterol total deve estar abaixo de 200 miligramas por decilitro. Já o colesterol LDL é aconselhável que se mantenha abaixo de 100 mg/dL. Se o paciente tem um histórico de ataque cardíaco ou corre risco de derrame, esse número deve permanecer abaixo de 70 mg/dL.

Se o risco a longo prazo de um ataque cardíaco ou derrame for muito baixo considerando idade, raça, sexo, hábitos de fumar e condições de saúde, provavelmente, o paciente não precisará de uma estatina, a menos que seu LDL esteja acima de 190 mg/dL.

Níveis baixos do bom colesterol, o HDL, acontecem na síndrome metabólica que se caracteriza por obesidade, resistência à insulina, dislipidemia e hipertensão.

Sabe-se que o risco de infarto do miocárdio aumenta cerca de 25% para cada decréscimo de 5 mg/dL no colesterol HDL sérico, abaixo dos valores médios de 40 mg/dL.

Assim, fique atento a seus números e proteja sua saúde. Consulte o seu médico regularmente e não se automedique.

Onde você pode realizar os seus exames?

Na Genoa/LPCM, você realiza os seus exames de colesterol total e frações, bem como outros exames de análises clínicas e também temos um centro de cardiologia na nossa Unidade Angélica para você realizar o seu check-up cardiológico.

Agende os seus exames conosco e cuide da sua saúde.



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h