Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune que compromete o tecido sinovial das articulações.

O sistema imunológico ataca por engano células saudáveis do corpo causando inflamação crônica e destruição de articulações e osso principalmente nas mãos, punhos e joelhos. A erosão óssea afeta 80% dos pacientes no período de 1 ano após o diagnóstico. Se não tratados, os pacientes apresentam crises e remissões com altas taxas de morbidade e mortalidade.

Os linfócitos denominados células T são um componente predominante do ambiente sinovial na artrite reumatoide. As células denominadas “T reguladoras” são uma subpopulação especializada que atua para suprimir a resposta imune excessiva, inibindo a proliferação de outras células T, a produção de citocinas e, assim, desempenhando um papel crítico na prevenção da autoimunidade.

O regime de tratamento atual para essa doença debilitante concentra-se no controle dos sintomas e na prevenção de danos adicionais nas articulações por meio do uso de terapias que afetam diferentes áreas do sistema imunológico na sinóvia.

A citocina TNF-α

Na artrite reumatoide, uma infinidade de marcadores inflamatórios se eleva no sangue, mas quando os pesquisadores analisaram especificamente o líquido sinovial dos pacientes, encontraram altos níveis da citocina denominada TNF-α (lê-se “TNF-alfa”), responsável pelo desencadeamento da doença.

Os altos níveis de TNF-α encontrados em pacientes com artrite reumatoide parecem interferir nos mecanismos que controlam a função supressora das células T reguladoras. Foram desenvolvidos então os bloqueadores anti-TNF-α que estão entre os medicamentos mais comumente prescritos para a doença e que são altamente eficazes no tratamento dos sintomas.

O Anti-TNF inibe o fator de necrose tumoral alfa ligando-se às suas formas solúvel e transmembrana.

Hoje o Ministério da Saúde através de um programa do SUS distribui gratuitamente este medicamento nas diversas formas disponibilizadas pela indústria farmacêutica.