Análises Clínicas

Uma série de exames são realizados em Análises Clínicas

Análises Clínicas

As análises clínicas possibilitam tomadas de decisões médicas precisas. Os exames, na maioria das vezes, são ferramentas complementares ao exame clínico e de avaliação do estado geral de saúde do paciente.

Além de diagnosticar doenças, se forem realizados regularmente, os exames também podem preveni-las. Logo, o diagnóstico precoce de patologias impacta nas respostas do organismo aos possíveis tratamentos.

Quais materiais biológicos são analisados?

A análise é feita por meio do estudo de material biológico colhido do paciente, como, por exemplo, sangue, urina, saliva, fezes, esperma, pus fragmentos de tecido, líquido sinovial etc.

A coleta destas amostras pode ser feita no próprio laboratório ou em locais como um hospital, clínica, postos de coleta ou até mesmo no local de trabalho ou na residência do paciente por enfermeiros ou técnicos que são profissionais capacitados para manipulá-las e armazená-las adequadamente.

Depois são encaminhadas aos setores relacionados no laboratório (saiba mais abaixo), onde serão analisadas por diversos profissionais da saúde como biólogos, biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos, médicos e veterinários para, ao final, ser emitido uma laudo diagnóstico.

Geralmente, os resultados entregues ao paciente trazem referência de valores, parâmetros considerados “normais”, mas isso não é o suficiente para tirar conclusões.

A análise dos resultados obtidos deve ser feita por um médico, apto a interpretar os números corretamente, entendendo possíveis relações entre eles, de acordo com as características do paciente.

Especialidades das Análises Clínicas

Os laboratórios de análises clínicas estudam cada tipo de amostra coletada desse material biológico em setores específicos. Confira a seguir os tipos de exames executados em cada uma dessas áreas:

    1. Bioquímica: exames para investigar o funcionamento do metabolismo do nosso organismo como testes de glicemia e colesterol, triglicérides, exames de função cardíaca etc.
    2. Hematologia: exames que investigam condições e doenças que possuem relação com o sangue e suas frações, por exemplo, o hemograma e plaquetas. Esse tipo de exame é constantemente prescrito devido à importância do sangue em sinalizar alterações em diferentes partes do organismo, porque o sistema de vasos sanguíneos conecta todo o corpo.
    3. Endocrinologia: exames que ajudam a verificar a nossa produção de hormônios (moléculas produzidas por glândulas e que exercem  efeito específico sobre uma ou mais partes do corpo) e dizem respeito à função reprodutora, tireoidiana, entre outras. Fazem parte desse grupo as dosagens de TSH, PSA, estradiol, cortisol etc.
    4. Imunologia: testes sorológicos que servem para ver como está a nossa defesa (imunidade) frente a doenças infecciosas como hepatites, rubéola, HIV, dengue, marcadores tumorais.
    5. Microbiologia: testes em que as secreções do corpo, como a cultura de urina, orofaringe e outras secreções, são usadas para detectar a presença de doenças bacterianas infecciosas.
    6. Micologia: se destina a diagnosticar micoses, por meio de análise microscópica direta e de cultura de diversos espécimes clínicos de fungos;
    7. Parasitologia: testes que procuram encontrar a presença de microrganismos, como protozoários e vermes, em nosso corpo, como, por exemplo, parasitológico de fezes e pesquisa de sangue oculto.
    8. Uroanálise: testes que utilizam a urina como material de coleta para a detecção de certas substâncias capazes de identificar doenças ou problemas de saúde que não apresentem sintomas. Exemplos: fósforo na urina, urina tipo I, ácido úrico na urina.

 

Diferenciais

Além de análises clínicas, a Genoa/LPCM realiza exames de imagem e genômica e oferece total conforto e cuidado personalizado aos pacientes.

Utilizamos equipamentos de ponta e contamos com médicos especialistas e pesquisadores experientes.

Não deixe de realizar o seu check-up com exames laboratoriais. A recomendação médica é fazê-lo anualmente.

Entre em contato conosco: (11) 3135-6880 ou (11) 9 6318-8021. Agende seus exames de análises clínicas e outros exames na Genoa/LPCM.

#GenoaLPCM #laboratorio #exames #colesterol #colesterolalto #hdl #ldl



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h