A Patologia Digital

A microscopia virtual

A Patologia Digital

Patologia digital é um termo que se refere à montagem de trabalho digital onde a imagem de uma lâmina inteira ou outra imagem qualquer é adquirida, gerenciada, interpretada e pesquisada para estudar um conteúdo de interesse específico.

Há apenas uma década, a microscopia virtual era considerada uma tecnologia bastante nova e de maturidade insuficiente para fins de diagnóstico primário.

Embora a tecnologia tenha sido rapidamente adotada para uso educacional, seu papel na prática clínica foi menos claro, dada a preferência de patologistas treinados convencionalmente para trabalhar com microscopia de luz convencional.

A telepatologia e a patologia digital

Como foi discutido em varias apresentações no recente 33º Congresso Brasileiro de Patologia, o status quo foi abalado pelo surgimento de tecnologias em rápida evolução, como a telepatologia e a patologia digital, em combinação com os desenvolvimentos na análise computacional de imagens.

As diversas subespecialidades da patologia estão agora testemunhando um conjunto abrangente e transformador de novos modelos de prática, com implicações para o diagnóstico primário, consulta entre colegas, intramuro e remoto, além da possibilidade do uso da inteligência artificial.

Da mesma forma, os modelos para educação e diagnóstico são afetados positivamente pelo surgimento dessas tecnologias.

Em particular, a recuperação de imagens baseadas em conteúdo, ou seja, uma técnica digital que pesquisa imagens analisando seu conteúdo de acordo com cor, forma e/ou textura, em vez de seus metadados associados agora é uma realidade que abre novas possibilidades fascinantes para alavancar os vastos e subutilizados arquivos de lâminas e imagens há muito tempo mantidos nos departamentos de patologia.

Utilização

A patologia digital  é a digitalização integral de lâminas de histopatologia e citopatologia com grande qualidade.

Trata-se de um serviço disponível para a comunidade científica, médica e com microscopia aplicada ao no ensino/estudos e para o ensino, com o intuito de
desenvolver  e usar bases de dados de imagens armazenadas para compartilhar em reuniões e congressos ou para consultoria.

O sistema de patologia digital é baseado em quatro componentes principais:

A captura de imagens usando scanner digital: lâminas de vidro são representados na forma digital usando a digitalização integral – WSD – Whole Slide Digitalization, juntamente com ferramentas adequadas de forma indicativa.

A digitalização de alta resolução é realizada, juntamente com a profundidade de cor adequada, para reprodução com as ampliações necessárias nas aplicações de diagnóstico e pesquisa.

Conheça a nossa patologia. Atuamos em diversas áreas como histopatologia, citopatologia, uropatologia e oncopatologia com profissionais experientes e especializados.



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h