A Mamografia no Combate ao Câncer de Mama

A mamografia no combate ao câncer de mama

A Mamografia no Combate ao Câncer de Mama

A mamografia permite detectar o câncer de mama ainda na fase inicial e começar o tratamento na sequência para aumentar as chances de cura.

O câncer de mama é uma doença silenciosa no início e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Logo, o exame indicado para esse diagnóstico precoce é a mamografia.

Ela permite detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial e, se a doença for detectada nessa fase, as chances de cura são maiores, podendo chegar a até 95%. Consequentemente, o tratamento se torna menos agressivo e há uma maior chance de preservação da mama.

O exame deve ser realizado por todas as mulheres acima de 40 anos, mesmo sem sintomas, a cada dois anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem se submeter ao exame anualmente a partir dos 35 anos ou conforme orientação médica.

O ultrassom de mama

O ultrassom de mama também pode ajudar o médico a detectar anomalias na região mamária como a presença de nódulos ou cistos mamários.

Esse exame é indicado, por exemplo, para mulheres que apresentam mamas radiologicamente densas (mamas em que há uma maior incidência de tecido fibroglandular que prejudicam a visualização de nódulos pela mamografia), o que é mais comum em mulheres com menos de 35 anos.

A biópsia da mama

A ultrassonografia também é recomendada sempre que a paciente apresentar alguma alteração no resultado da mamografia. Portanto, a ultrassonografia funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biópsia.

Se alguma anomalia for detectada no exame de mamografia ou na ultrassonografia, a paciente será encaminhada para a realização de uma biópsia e a partir da análise dos fragmentos de tecido obtidos, poderá se confirmar ou não a presença das células cancerígenas.

De maneira sucinta, a mamografia e o ultrassom são os exames utilizados para a detecção das alterações nas mamas e a biópsia é o exame que fornece o diagnóstico.

Para realizar o exame de mamografia

Confira algumas dicas para quando for realizar a sua mamografia:

  • Informe o seu médico sobre a possibilidade de estar grávida.
  • Se possível, disponibilize mamografias anteriores ao radiologista no dia do exame.
  • Deixe joias em casa e use roupas largas e confortáveis.
  • Não use desodorante, talco ou loção nas axilas e/ou nos seios, pois podem aparecer na mamografia e interferir no diagnóstico correto.

 

Onde realizar os exames

A Unidade Angélica realiza o exame de mamografia digital e de ultrassonografia no Espaço da Mulher, uma ala exclusiva para o público feminino que oferece conforto, privacidade, tecnologia e atendimento humanizado.

Na Genoa/LPCM, você realiza esses três exames e uma infinidade de outros exames genéticos, de imagem e de análises clínicas. Atendemos diversos convênios.

Lembre-se: O câncer de mama é uma doença silenciosa no início e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura, por isso, realizar o exame de mamografia é fundamental para evitar que a doença se agrave.

Agende os seus exames conosco: (11) 3135-6880 ou (11) 96318-8021.



 

Agendar

 

 

Exames

 

Para agendar seus exames, entre em

contato conosco na Grande São Paulo

(011) 3135-6880 ou (011) 3135-6920

 

 

Horário de Atendimento:

Todos os dias das 7h às 19h